terça-feira, 23 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CONFIRMADO!!!


Esperamos todos lá.!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PROGRAME-SE


Manifesto Frente às Eleições

Arquitetos e Urbanistas e as Eleições de 2008


O Instituto de Arquitetos do Brasil é a entidade que historicamente, desde 1921, congrega os profissionais arquitetos e urbanistas no Brasil. A participação destes profissionais nas lutas pela redemocratização do País e nas conquistas pela reforma urbana é um fato.
A esta trajetória soma-se o anseio de estender a todos os cidadãos o direito à cidade. A universalização das atividades de arquitetura, o acesso à moradia digna e a gestão democrática da cidade são pautas diárias dos profissionais arquitetos.
As cidades sofrem os efeitos do modelo de desenvolvimento desigual que foi adotado pelo país nas últimas décadas e exige do gestor público prioridade de investimentos. Os chamados problemas urbanos - segregação sócio-espacial, carência habitacional, ausência de saneamento, precariedade nos transportes públicos, falta de segurança e o descomprometimento com as áreas rurais - são resultados da falta de um efetivo planejamento territorial.
O que esperar das eleições de 2008? O momento é de otimismo, marcado pelas expectativas relacionadas à ativação da economia e o aumento da capacidade de investimentos públicos, sejam eles municipais, estaduais e federais. As disputas em torno destes investimentos e do formato do seu controle social são aspectos importantes da conjuntura que enseja a consolidação da participação social tanto pelo legislativo como da sociedade organizada.
É neste quadro que se darão as eleições em 2008, o que torna fundamental o planejamento das cidades e reforça a necessidade da participação de profissionais capacitados na elaboração e implementação das Políticas Sociais. O Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul, Núcleo Cidade de Pelotas, manifesta o seu apoio aos candidatos ao executivo e legislativo nas eleições municipais de 2008 que se comprometem com a valorização e defesa das atividades dos arquitetos e urbanistas na cidade.
É neste sentido que o Núcleo da Cidade de Pelotas do Instituto dos Arquitetos do Brasil, juntamente com o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel promovem uma “conversa com os candidatos” a prefeitura de Pelotas, com o objetivo de discutir as questões do Planejamento Urbano e o papel destes profissionais na administração municipal.


10 Pontos defendidos pelos Arquitetos e Urbanistas nas eleições de 2008.
1. Promover o desenvolvimento das cidades
2. Realizar o efetivo Planejamento Municipal – Planos Diretores/Habitacionais/Transporte
3. Direito à Arquitetura e Urbanismo para todos
4. Promover a democratização do planejamento e gestão da cidade
5. Capacitação técnica dos órgãos locais
6. Transparência nos processos públicos de contratação de projetos/obras.
7. Reconhecer a importância da precedência do projeto à Licitação da obra.
8. Criar um banco de projetos para desenvolvimento da cidade.
9. Garantia de realização de projetos para financiamentos.
10. Democratização do concurso público de projeto