quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CAU...pelos arquitetos, para os arquitetos.

Embora as mais variadas manifestações que ocorrem cotidianamente questionando o futuro profissional dos arquitetos e urbanistas, a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo é fato!

Um conselho profissional próprio, capaz de propor, discutir e decidir sobre os parâmetros de excelência da prática profissional e da formação do quadro da arquitetura no Brasil é uma luta diária, travada há décadas, por cinco instituições de âmbito nacional – IAB, FNA, Asbea, Abea, Abap – as quais formam o Colégio Brasileiro de Arquitetos. O CBA se propõe a verdadeiramente representar e congregar a totalidade dos profissionais arquitetos e urbanistas e ao longo dos anos foi capaz de formar o consenso necessário a respeito de como melhor organizar o CAU.

A criação de um conselho próprio não se trata de desprestígio nenhum, mas sim da valorização e reconhecimento de uma profissão que constantemente busca o emocionante, o inesperado e a justiça. É a formação de uma autonomia pelo descolamento de uma trajetória tão ligada a princípios quase que exclusivamente tecnicistas, que será validada por todas as qualidades intrínsecas a prática de arquitetar. Enfim, o CAU será financiado por nós mesmos, pelo nosso trabalho e por nossos próprios valores.

O Projeto de Lei, PL-04413/2008, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do DF, espera por parecer conclusivo do relator Dep. Arq. Luiz Carlos Busato. Mesmo com as incansáveis interferências de profissionais de outras áreas e, inexplicavelmente, por profissionais arquitetos, o deputado em encontros realizados juntamente com outros arquitetos, compromete-se de dar andamento ao processo ainda em 2009.

O Núcleo de Pelotas do IAB-RS é palco onde constantemente discute-se a criação do CAU e o futuro da profissão, onde TODOS os arquitetos e urbanistas são esperados a fortalecer este quadro.

Arq. Otávio Martins Peres
Pres. IAB-RS Núcleo Pelotas

Nenhum comentário: